A importância do EPI

Vamos falar um pouquinho sobre o assunto e perceber como pode ser importante para você!

Todas as atividades de trabalho, seja em casa ou nas empresas, podem oferecer riscos de acidentes a pessoa os executa, como exemplo podemos citar uma simples fritura, um assar de bolo ou uma limpeza de janelas no ambiente doméstico, nessas atividades a pessoa se expõe a sérios riscos. Quando no desenvolvimento de trabalho profissional como de um manutenção elétrica, civil, pintura e serviços nas indústrias o risco aumenta ainda mais.

Sendo assim essas tarefas devem ter o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores de ouvido, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.

O USO DE EPI ESTÁ PREVISTO EM LEI!

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção de quem trabalha, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

Para que uma pessoa qualquer ou uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados, é necessário elaborar um estudo dos riscos que deverá ser feito por um profissional habilitado na área de segurança do trabalho. Em se tratando de ambiente doméstico a própria pessoa que esta se expondo ao risco tem condições de saber qual equipamento deve utilizar.

Cuidado, realizar atividades sem EPI pode provocar lesões graves e até a morte do trabalhador. Nesses casos a LEI – NR 6 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho prevê responsabilidades a empregador e empregado, que podem ter de pagar um alto preço por não cumprir determinações simples que poderia ter evitado as complicações do acidente.

“Fique atento, Segurança nunca é demais!”